Messlab

Perguntas Frequentes (FAQ)

Orçamento de Calibração

Como posso receber um orçamento de calibração?
Enviar a relação de instrumentos para calibração, constando nome, tipo, quantidade e faixa de medição nos seguintes e-mails:
comercial@messlab.com.br
orcamento@messlab.com.br
Como posso receber um orçamento de manutenção?
Enviar o instrumento identificando que o mesmo necessita de manutenção. Após a análise técnica o orçamento será enviado para análise/aprovação.

Prazo de Entrega de Calibração

Qual é o prazo de entrega de calibração?
Normalmente, é de 5 dias úteis. Considerando o orçamento aprovado, o prazo começa a ser contado a partir do dia seguinte do recebimento do instrumento.

Prazo de Garantia de Manutenção

Qual é prazo de entrega de manutenção?
O prazo de garantia de manutenção é de 90 dias sobre o conserto realizado.

Diferença entre Calibração RBC e Calibração Rastreada

Qual é a diferença entre a calibração com o selo RBC e sem o selo RBC (Rastreada)?
A calibração com o selo RBC é acreditada e reconhecida pelo INMETRO e alguns órgãos internacionais. O selo evidencia que o Laboratório pertence à Rede Brasileira de Calibração.
Durante as auditorias de segunda e terceira parte, normalmente não se requer evidenciar a rastreabilidade da medição e nem a eficácia do método de calibração, pois o INMETRO já avalia tais requisitos periodicamente, conforme a Norma NBR ISO/IEC 17025. Algumas empresas adotam este tipo de calibração por decisão interna ou por exigência normativa.
A calibração sem o selo RBC e com o selo do laboratório não tem o reconhecimento formal do INMETRO. Entretanto, são calibrações que mantêm a cadeia de rastreabilidade de medição fechada até padrões calibrados por laboratórios pertencentes à RBC e têm seus métodos de calibração desenvolvidos internamente, sem a acreditação do INMETRO.
Durante as auditorias de segunda e terceira parte pode ser necessário evidenciar a rastreabilidade da medição e o método de calibração; entretanto, para esse tipo de calibração, o laboratório MESSLAB disponibiliza tais evidencias aos seus clientes. Esse tipo de calibração é o mais utilizado pelo mercado. Por exemplo, para a Norma ISO 9001 , a calibração sem o selo RBC (somente rastreada) atende o requisito metrológico exigido.

Taxa para Calibração Externa

Por que há orçamentos que têm a “taxa para calibração externa” e outros que não? Por que o valor é variável?
A “taxa para calibração externa” pode existir ou não. O que vai determinar é a localização do cliente e o valor que o orçamento atingir.
Esse valor é variável e é calculado levando-se em consideração o tempo e a distância de deslocamento da MESSLAB até o CLIENTE, o tempo da duração do serviço, as despesas de deslocamento, quantidade de calibrações e tipo de instrumentos calibrados.